Notícias e Eventos
21/11/2024
MERCADO LIVRE (ACL) – ATENÇÃO CONSUMIDOR
O Mercado Livre de Energia, também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), permite que o consumidor escolha a empresa da qual deseja contratar sua energia, além de negociar as condições desse serviço, como preços, formas de pagamento e tipos de fontes de energia.
Desde janeiro de 2024, todos os consumidores conectados à alta e média tensão (Grupo A) podem optar pela migração para o mercado livre. Empresas com demanda acima de 0,5 MW podem participar diretamente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) ou por meio de um agente varejista, que atua como representante.
No mercado livre, o consumidor paga duas faturas: uma à distribuidora local, referente ao serviço de distribuição (tarifa regulada), e outra ao comercializador, referente à energia comprada com preço negociado. A distribuidora continua recebendo a remuneração pela infraestrutura de distribuição, enquanto o consumidor ganha mais flexibilidade e controle sobre os custos de energia.
ATENÇÃO À MIGRAÇÃO PARA O ACL
Ao considerar a migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), pedimos que os consumidores observem os seguintes pontos:
- Parcerias não autorizadas: Caso alguma comercializadora entre em contato informando que possui uma parceria com a Cegero, desconfie e entre em contato conosco. A Cegero possui um contrato de assessoria com a Comerc, uma comercializadora de energia que nos auxilia nas aquisições no mercado livre, mas a Cegero não participa diretamente de contratos entre consumidores e comercializadoras. Qualquer contrato de compra de energia deve ser firmado exclusivamente entre o consumidor e a comercializadora.
- Atenção aos contratos: É importante conhecer bem as cláusulas contratuais e condições oferecidas pela comercializadora, como as opções de contratação no atacado ou varejo, flexibilidade, sazonalidade, período de contratação, histórico de preços no mercado livre e reajustes. Essas variáveis impactam diretamente os preços e a economia ao longo dos anos.
- Escolha uma comercializadora confiável: Existem diversas comercializadoras espalhadas pelo Brasil. Antes de contratar, pesquise sobre a empresa e, se tiver dúvidas, entre em contato conosco para orientação.
Estamos à disposição para qualquer dúvida. Entre em contato para garantir uma transição tranquila e segura para o Mercado Livre de Energia.