Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

COOPERANDO COM O MEIO AMBIENTE

ISO 14001

A Cegero mantém regularmente o desenvolvimento de projetos na área ambiental. Conforme definido em nossa política ambiental, “A Cegero busca constantemente a proteção do meio ambiente e a prevenção da poluição por meio do atendimento aos requisitos legais e da gestão orientada por princípios ambientais por ela estabelecidos. Dessa forma, promove o desenvolvimento sustentável, tendo o compromisso com a melhoria contínua da gestão ambiental em todos os seus níveis.”

Para uma organização promover o desenvolvimento sustentável, a mesma deve estar seriamente preocupada em como as suas ações irão impactar o meio ambiente e interferir nas condições de vida das gerações atuais e as futuras. Com base nisso, em 2021, a Cegero conquistou a certificação ambiental ISO 14001, que tem como objetivo principal possibilitar que as organizações, independente do seu porte, atendam às suas necessidades socioeconômicas por meio de práticas sustentáveis, em equilíbrio com a proteção do meio ambiente.

Certificar um Sistema de Gestão Ambiental – SGA, significa comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização adota um conjunto de práticas sustentáveis, destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à proteção do meio ambiente e a prevenção da poluição, de forma a contribuir com o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população.

Além de práticas internas que visam minimizar impactos que imponham riscos à proteção do meio ambiente e a prevenção da poluição, a Cegero mantém projetos ambientais externos de forma a promover a conscientização da comunidade quanto as práticas sustentáveis.

1. Projeto abelhas sem ferrão

Com o objetivo de oportunizar à comunidade mais conhecimento sobre as abelhas sem ferrão e, que além dos benefícios ecológicos, é possível tirar proveito econômico, a Cegero promoveu um Curso Básico de Meliponicultura para alunos que integram o grupo “Com-Vida” da Escola de Educação Básica São Ludgero (EEB São Ludgero), professores e meliponicultores.

A iniciativa se encaixa na proposta da cooperativa em relação ao apoio a projetos ambientais, esse inclusive, ligado diretamente à mascote da Cegero, a abelhinha Mel, que também é uma abelha sem ferrão. A capacitação serviu para ampliar o conhecimento sobre o assunto e sanar dúvidas. Entendendo essa importância, a Cegero buscou oportunizar o curso, tendo sua primeira edição realizada em 2022 com 20 participantes, porém com 60 alunos diretamente impactados.

Para saber mais, acesse:

Clique aqui

2. Projeto papa-pilhas

Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais descartando corretamente pilhas e baterias, bem como ampliar a conscientização das crianças e adolescentes sobre a importância de cuidar do planeta, a Cegero implantou, em parceria com todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino, o projeto Papa-Pilhas Cegero.

O projeto foi implantado em 2022 e conta com 9 postos de coleta, sendo eles: C.E.I Divina Providência; C.E.I Irmã Stella; C.E.I Dom Gregório Warmeling; C.E.I Menino Deus; C.E Prof. Henrique Buss; E.E.F Bom retiro; E.E.B São Ludgero; APAE São Ludgero e na Sede Administrativa da Cegero.

Dessa forma, conseguimos atingir a maior parte da população e até março de 2023, foram coletados e descartados corretamente mais de 50kg de pilhas e baterias.

Para saber mais, acesse:

Clique aqui

3. Projeto Aqualuz

Com o objetivo de trabalhar temas e atividades diversas voltadas ao desenvolvimento sustentável da comunidade, a Cegero e o Samae, implantaram em 2023, por meio de parceria, o Programa AquaLuz (Programa de Formação de Jovens em Educação Ambiental e Infraestrutura Urbana).

O programa prevê um total de 10 encontros, um por mês, iniciando em março e finalizando em dezembro. Entre os temas a serem trabalhados estão recursos hídricos, energia elétrica, resíduos sólidos, meio ambiente e plano diretor, tratamento de água, tratamento de esgoto doméstico, rede pluvial, preservação e recuperação de matas, energias renováveis e iluminação pública, bem como conceitos vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), além de aspectos vinculados à ISO14001.

A Cegero e o Samae possuem o compromisso de promover e sensibilizar a comunidade para as questões ambientais, sociais e sustentáveis visando obter uma melhor qualidade de vida aos munícipes e associados, bem como proteger o meio ambiente. Ambas as entidades acreditam que é possível promover o desenvolvimento de forma harmônica entre o homem e a natureza. A primeira turma iniciará em 2023 e tem a previsão de participação de 70 alunos.

Clique aqui